Clareza de informações é munição na hora da negociação!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Representatividade! Atuando no mercado há mais de 19 anos e provendo maiores condições de investimentos para os supermercadistas de pequeno e médio porte em um cenário que se firma cada vez mais acirrado e profissional, a Rede Smart foi criada pelo Sistema Integrado Martins, e desde então se consolida como a maior rede de supermercados por associação do Brasil.

Com mais de 600 lojas filiadas em 400 cidades em 21 estados, a Rede emprega mais de 26 mil brasileiros que colaboram para a história da empresa, que já é a segunda maior franquia do país, o quinto supermercado com maior faturamento e a décima terceira no ranking de 2019 das 300 maiores empresas de varejo do Brasil. Isso só é possível porque a marca cultiva responsabilidade social, ética e transparência.
Com tanta coisa em jogo é preciso ter clareza nas informações de venda. E entender quais são os produtos mais vendidos, qualquer ferramenta pode mostrar através de um relatório de vendas, mas identificar os clientes que compram, saber onde estão e entender o perfil de consumo para criar ações nichadas por hábito de consumo é outra história.

É por isso que em parceria com a Cresce Vendas, a Rede Smart se modernizou e agora conta com uma ferramenta poderosa para atrair mais clientes com a mesma afinidade por produtos específicos, como também um apoio diferenciado baseado em informação, ação e mensuração ao time comercial, melhorando assim o poder de negociação com os fornecedores.

A plataforma Cresce Vendas permitiu ao Smart visualizar no relatório de produtos os itens mais vendidos no período e lojas de interesse. Até aí, todo mundo faz. A diferença é que através dos filtros foi possível metrificar quantas pessoas compraram determinado produto, ver o faturamento gerado, a quantidade e a média de itens adquiridos por cada cliente e quanto de desconto foi dado em cada item. Além dessas informações básicas de vendas, a principal entrega desse relatório é saber exatamente quem são as pessoas que compraram um produto específico e tornar esse conhecimento em ação.

Chegou a hora de acertar! Uma vez que conhecemos quais clientes possuem maior interesse com determinados produtos, um nicho de clientes é criado para utilização em campanhas direcionadas, que são ações voltadas para pessoas que tem mais afinidade e propensão de compra, onde utiliza-se um produto isca para atrair os clientes até as lojas.

Um bom exemplo de campanha por nichos que a Rede Smart fez foi com a cervejaria Ambev, onde a mesma tinha o interesse em expandir as vendas da cerveja Budweiser em algumas regiões. Para isso a Ambev patrocinou um mega desconto no produto, oferecido apenas para consumidores de cerveja AB que compravam nas lojas da Rede Smart da região sudeste do país. O Smart então criou uma campanha voltada para as pessoas com afinidade por cerveja, alcançando clientes com afinidade a própria marca oferecida, assim como aqueles clientes que compravam cervejas concorrentes.

O resultado foi um alto índice de vendas da cerveja em questão, pois a oferta foi destinada apenas para pessoas com alta propensão de compra do produto, que quando utilizado como isca, atraiu os clientes às lojas. Naturalmente um cliente vai à loja comprar o produto isca mas acaba comprando vários outros produtos, o que aumentou consideravelmente o faturamento das lojas participantes no período da promoção.

Podemos chamar de uma campanha ganha ganha, pois além de aumentar o faturamento das lojas, a Rede Smart teve a promoção patrocinada pela indústria, sem causar diminuição da margem de lucro dos filiados. Para a Ambev também foi ótimo, pois conseguiu incentivar a venda do produto na região de interesse atingindo exatamente o perfil de clientes que desejava.

Toda a campanha foi metrificada para aferição dos resultados. Foi constatado os clientes que utilizaram o desconto oferecido, os que não utilizaram, o ticket médio dos clientes que compraram, o faturamento gerado pela campanha, total de descontos consumidos, entre outros. Diante das estatísticas e relatórios oferecidos pelo Smart à cervejaria, uma nova campanha foi engatilhada, visando agora promover o remarketing apenas para os clientes que consumiram a oferta da primeira campanha.

De agora em diante a história está sendo construída. O mais importante é ter clareza nas informações e com a ajuda das métricas e ações uma boa munição para ser usada da hora da negociação.

Cadastre seu e-mail e receba atualizações.

Veja mais!

A solução completa de gestão inteligente da sua base de clientes!

Com a nossa tecnologia exclusiva de coleta de dados, processamos as informações de compra e perfil dos clientes e mapeamos o hábito de consumo, sendo possível assim, criar ações de atração, retenção e resgate para cada tipo de comprador. Aumentamos as vendas do seu negócio com estratégia, gestão e informação!

Rua Sebastião Beltrão de Araújo – 109

Vigilato Pereira – Uberlândia – MG

Feito com ❤ © 2020 CresceVendas.