Campanhas segmentadas funcionam?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Quando o assunto é campanha segmentada, o primeiro sentimento que vem é a dúvida. Será que dá resultado? Eu vou alcançar a quantidade de pessoas que espero? Vou ter que contratar um recurso exclusivo para operar as campanhas? Quanto isso vai me custar? Perguntas como essas levam a pensar que ter esse tipo de ação é um erro, mas ao conhecer a rede Mialich que atua há mais de 40 anos no interior de São Paulo, podemos ver que na verdade é a grande sacada.

  Com oito lojas em Ribeirão Preto, uma em Orlândia e outra em Cravinhos, o grande desafio da rede era a recuperação de clientes inativos. Foi nesse sentido, que em parceria com a Cresce Vendas, o Mialich definiu algumas metas, foram elas:– Recuperar os clientes que não compravam entre 30 a 60 dias através de campanhas automáticas; – Criar campanhas precisas e atraentes por meio do conhecimento do perfil de consumo dos clientes;

– Não ultrapassar o valor do orçamento estipulado de 5% do total faturado;– Ter uma conversão de no mínimo 15% de clientes inativos.

O primeiro passo foi definir qual tipo de campanha teria que ser feito. Então, optou-se pelas campanhas automáticas, que consistem em campanhas que após serem definidos os parâmetros, são disparadas de forma automática pelo sistema de tempo em tempo.

A partir disso foi definido então que toda segunda feira, uma campanha seria disparada de forma automática para todos os clientes que não compravam na rede há no mínimo 30 e no máximo 60 dias. 

Ao configurar a campanha, obteve-se pela primeira vez o conhecimento sobre a perda de clientes real que o Mialich tinha ao longo dos 60 dias anteriores. O filtro mostrou que 3.188 pessoas deixaram de comprar nas lojas a no mínimo 30 e no máximo 60 dias. Foi decidido enviar para essas pessoas uma mensagem push acompanhada de um Vale Compras de R$ 5,00. Isso significa que todos teriam em mãos R$ 5,00 de desconto para a próxima compra nas lojas da rede, desde que informado o CPF no momento da compra.

Logo na primeira semana de campanha, o Mialich conseguiu seu primeiro case de sucesso, onde do total de clientes inativos que receberam a campanha, 796 voltaram às lojas para utilizar o cupom recebido, totalizando assim uma conversão de 25%, bem superior à meta de 15% estabelecida no início. A boa notícia é que os clientes recuperados consumiram um ticket médio 2x maior que o ticket médio normal do Mialich, o que resultou num faturamento total da campanha de mais de 70 mil reais.

Ao comparar o total faturado com o total de desconto concedido às 796 pessoas, chegou-se a conclusão que o valor investido em descontos corresponde a exatos 5% do faturamento gerado, batendo novamente a meta prevista. Esse valor investido em Vale Compras é o único investimento feito pelo Mialich na campanha, visto que o disparo da campanha foi feito via notificação push, o que não gera custo pois se trata de uma ferramenta grátis e ilimitada.

          Em uma semana, os Supermercados Mialich recuperaram 796 clientes que outrora julgavam-se perdidos, vendeu 13.890 itens e faturou mais de 70 mil reais. Agora imagina se eles tivessem deixado todo esse dinheiro em cima da mesa e esses clientes perdidos para a concorrência? Campanhas automáticas funcionam, o segredo é ter clareza no processo, uma ferramenta que metrifique o resultado e o apoio certo.

Cadastre seu e-mail e receba atualizações.

Veja mais!

A solução completa de gestão inteligente da sua base de clientes!

Com a nossa tecnologia exclusiva de coleta de dados, processamos as informações de compra e perfil dos clientes e mapeamos o hábito de consumo, sendo possível assim, criar ações de atração, retenção e resgate para cada tipo de comprador. Aumentamos as vendas do seu negócio com estratégia, gestão e informação!

Rua Sebastião Beltrão de Araújo – 109

Vigilato Pereira – Uberlândia – MG

Feito com ❤ © 2020 CresceVendas.