Uma pesquisa divulgada pela Neoassist mostrou que 68% dos clientes de uma empresa pagariam até 20% a mais para terem um bom atendimento. Outro dado importante revelou que mais da metade dos entrevistados trocam ou já trocaram de marca pelo ou menos duas vezes ao ano, o que demonstra mais uma vez a insatisfação e a baixa taxa de fidelidade dos clientes.
Para garantir uma experiência única para o cliente e estar entre as empresas que se destacam por oferecer um atendimento de qualidade é preciso ter algumas ferramentas, uma alternativa eficaz é a abordagem, com ela será possível evidenciar ao cliente a importância dele para o seu negócio e decidir se o mesmo irá voltar ou não ao estabelecimento.
Algumas dicas que podem ajudar na hora de uma boa abordagem são:
– Realizar reuniões de alinhamento com todo o time a fim de sempre atualizar as informações que julgarem necessárias;
– Compartilhe com todos as abordagens referentes a processos padrão, como perguntar aos clientes o CPF no momento da compra em casos de haver Clube de benefícios;
– Cada cliente é único e por isso sua dúvida também, esteja aberto a questões específicas sem acreditar saber o que ele quer dizer;
– Não esqueça do “arroz com feijão”, incentive a equipe a olhar nos olhos e ser empática e compreensiva;
– Trate críticas de clientes insatisfeitos como construtivas e as contorne com inteligência e estratégia.
Lembre-se: conhecer o tipo de cliente que vai a sua loja é fundamental para criar abordagens assertivas! Engaje os colaboradores a se aperfeiçoarem na oratória e na escrita, em casos de canais de relacionamento online. E se ainda tem dúvidas de quem compra de você, conheça a solução completa da Cresce Vendas que mapeia o hábito de consumo de todos os seus clientes por meio da indicação do CPF no ato da compra.