Já faz algum tempo em que os setores de marketing e comercial de uma empresa eram desconectados. Com o passar dos dias, aderência a novas tecnologias, mudanças de mercado e perfis de compra dos consumidores, evidenciaram a importância de integrar as duas áreas. O chamado, “smarketing”, a junção dos termos sales (vendas) e marketing já é a chave para um novo mindset e um ganho para o negócio resultando em mais vendas e menos problemas.
Ao contrário do que normalmente acontece nas lojas presencialmente em que um cliente é abordado por um vendedor ou uma peça de divulgação que conquiste sua atenção, o trabalho previamente feito pelas equipes de marketing e comercial podem gerar um resultado mais certeiro e significativo uma vez que usado de forma estratégica. Algumas dicas para integrar bem essas equipes, são:
– Estipule objetivos em comum e complementares, por exemplo, a equipe de compras precisa fazer uma ação com os fornecedores para entender qual será o próximo produto a ser usado em um sorteio da loja e para que a negociação seja eficaz, a equipe de marketing pode fazer uma campanha segmentada para entender qual foi o produto mais vendido deste fornecedor nas últimas duas semanas e passar para o comercial dados que podem ser usados na negociação, como quantidade de saída do produto e perfil de compra dos clientes;
– Meça sempre! A melhor forma de verificar se a integração está tendo sucesso é medindo a eficiência das ações, duas métricas importantes nesse processo são: vendas e faturamento. A estratégia estará dando certo a partir do momento em que tem um aumento no número de vendas e também na receita gerada por elas. Como no exemplo acima, uma campanha bem direcionada pelo marketing e identificado os compradores e produtos que oferecem um maior poder de negociação, a procura por este produto e familiares partindo do princípio de um sorteio pode vir a gerar o aumento nas vendas e uma alta divulgação da loja e consequentemente de seus fornecedores.
Ao final, com os objetivos alcançados, compartilhe os resultados com as duas equipes e deixe claro que são frutos de um trabalho em conjunto que não só resultou em mais vendas como também eliminou alguns problemas, como:
– Times desconectados;
– Desperdício de tempo;
– Informações descentralizadas;
– Boas campanhas com dados mal gerenciados;
– Metas e métricas indefinidas;
– Falta de engajamento entre equipes;
– Vendas abaixo das metas.
E por aí, precisando ajustar o mindset? Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e fique por dentro de informações que podem alavancar os resultados do seu negócio.